Número total de visualizações de páginas

25 setembro 2014

O que é Termeh???

O Termeh é um tipo de tecido artesanal, conhecido como kashmere iraniano produzido especialmente nas províncias de Yazd e Kerman.  Ele é empregado em toalhas de mesa, acessórios de decoração, roupas de cama, echarpes e até em vestimentas. 
Geralmente as peças são feitas com fibras de lã (pashm) e seda natural (abrisham), por artesãos especializados chamados de Goushvareh-kesh com a ajuda de assistentes, pois é um processo que exige muita sensibilidade  delicadeza e dedicação. Um bom tecelão consegue produzir apenas de 25 a 30 cm por dia! As cores de fundo geralmente são vermelho vivo, vermelho claro, verde, laranja ou preto. Alguns dos artigos mais finos, como a sofreh (toalha forrada no chão), que as vezes contem detalhes bordados com fios  de ouro e prata são usados em casamentos e cerimônias. 
Um dos padrões mais conhecidos do Termeh é o Botteh que conhecemos aqui no ocidente como "estampa de caxemira". Ele representa a árvore do cipreste que é o símbolo zoroastriano da vida. Nos desenhos de toalhas de mesa estão incluídos os quadriculados e hexagonais. Também há os padrões listrados multicoloridos, o Atabaki e o Zomorrodi que são predominantemente na cor verde. Os padrões conhecidos como Zartosht-doozy, típico dos zoroastrianos de Yazd, incluem figuras bordadas de flores, aves, peixes e formas geométricas.
Possivelmente sua origem remonta as antigas fábricas têxteis em Yazd e Kerman, que junto com a Caxemira no Norte da Índia e o vale de Fergana (atual Tadjiquistão e Uzbequistão)  faziam parte da antiga Rota da Seda, onde mercadores destas regiões se encontravam e compartilhavam produtos que certamente eram copiados pelos artesãos de cada localidade.
 Este tipo de artesanato tem sido objeto de admiração através da história: historiadores gregos comentavam sobre a beleza do artesanato persa durante as dinastias Aquemênida (532 a.C), Ashkani (222 d.C) e Sassânida (226-641 d.C). Com a chegada do Islã, a tecelagem persa se desenvolveu grandemente, especialmente durante a dinastia Safávida (1502-1736 d.C.), durante as quais as técnicas Zarbaf e Termeh foram significantemente refinadas. Apesar da dificuldade de produção, e do advento da tecelagem industrial, algumas poucas fábricas tradicionais restaram no Irã e a mais famosa é a Khojasteh Termeh em Yazd.



ATENÇÃO : Este texto não é da minha autoria eu copiei do blog http://chadelimadapersia.blogspot.com.br/ 
 ...sem intenção de prejudicar minguem

apenas gostei muito e achei um texto muito bem escrito que partilhei esquecendo me de mencionar de onde tinha retirado.



Sem comentários:

Enviar um comentário