Número total de visualizações de páginas

28 fevereiro 2019

11 truques invulgares para ajudar nas nossas costuras :)

1. Baton Labello (ou de cierio)




Para ajudar a passar a linha pelo buraco da agulha, podemos usar um pouco de baton. Vai ver como consegue fazer à primeira tentativa!


2. Almofadas de Pedicure


Esta é, talvez, a mais estranha, mas também a mais original! Com a ajuda das almofadas de pedicure podemos organizar as nossas canelas/bonibes. Da próxima vez, vai ser muito mais fácil encontrar a canela/bobine que procura.


3. Pinças


Um acessório super versátil! Podemos usar a pinça para nos ajudar a formar os cantos, ajudar na aplicação de viés, manter juntas as camadas de tecido, ajudar a arrancar restos de linhas de tecidos e muito mais.


4. Colher de madeira e rolo da massa


Quando pretendemos dar a forma enrolada a uma costura podemos usar o rolo da massa, para formas maiores, ou o cabo da colher de pau, para formas mais pequenas. Claro que isto tudo apenas funcionará se trabalharmos em conjunto com o ferro de engomar.


5. Fita-cola Washi Tape


A Washi Tape é uma fita adesiva japonesa feita com papel de arroz e que se pode encontrar em diversas cores e com decorações diferentes. E pode ser usada de diferentes formas na costura: podemos usar para marcar o nosso manequim, fazer apliques nos nossos alfinetes para melhor marcar as peças dos nossos projectos, marcar projectos de quilting e até decorar a nossa máquina de costura!


6. Sabão


O sabão é óptimo para fazer de almofada temporária para os alfinetes (vai ver como eles escorregam melhor no tecido depois). Esta técnica também pode ser usada com os fechos/zippers: quando estão mais duros de correr, ao passar um pouco de sabão vão ficar mais fáceis. Pode ainda usar o sabão para marcar peças de roupa escura, caso não tenha o seu giz por perto.


7. Borrachas 


Os tapetes de corte, ao fim de algum tempo, ficam com alguns fios presos. As borrachas comuns, que os mais novos levam para a escola, são ideias para nos ajudar a tirar os fios e os restos de tecido que ficam nas nossas bases de corte.


8. Elásticos coloridos


Tal como a Washi Tape, podemos usar elásticos de diferentes cores para fazer marcações na nossa máquina de costura.


9. Clipes, molas e travessões de cabelo


Estes acessórios são ideiais para nos ajudarem a fixar os tecidos. Por exemplo, quando estamos a aplicar uma fita de viés, ou em trabalhos de quilting onde é preciso segurar vários tecidos! Podemos sempre utilizar os alfinetes, mas quando trabalhamos com tecidos mais delicados, os alfinetes podem deixar marcas que não queremos. E aqui está a solução!


9. Lápis (duplo)


Unindo dos lápis (e podemos unir com a Washi Tape) vamos conseguir um acessórios que em muito nos ajudará na hora de desenhar moldes. No entanto, esta técnica não deve ser usada para moldes de roupa. É mais indicada para moldes de bolsas, almofadas, bonecos de peluche.


10. Fio Dental


O fio dental pode ser usado, sobretudo, como um acessório para a limpeza da máquina de costura já que nos ajuda a remover os restos de linha que ficam nos locais mais inacessíveis.


11. Verniz transparente


Depois de costurarmos os botões, podemos aplicar um pouco de verniz transparente em cima da costura do botão para ajudar a fixar aqueles pelinhos da linha que costuma ficar de fora.



Boas Costuras!
Fonte:https://sewsimple.de/